top of page

Você pode ler o texto ouvindo a música: América produzida pela Banda Uh de Nova Venécia -  ES.

IMIGRAÇÃO ITALIANA EM NOVA VENÉCIA ES 

Resumo Histórico  

A Imigração Italiana no município de Nova Venécia, deu-se entre 1888 - 1897, os imigrantes foram trazidos nos vapores Ádria e Birmânia. Muitos imigrantes foram trabalhar nas fazendas: Fazenda Serra dos Aymores (conhecida como Fazenda Serra de Baixo), pertencente ao Major Antônio Rodrigues da Cunha e na fazenda Serra de Cima (conhecida como Fazenda Santa Rita).

 

Principais motivos que trouxeram os Italianos ao Brasil.

Os principais motivos que trouxeram os italianos ao Brasil foram a crise econômica na Itália, principalmente no norte da Itália devido ao período da Revolução Industrial na Europa; a oportunidades de imigrar para um novo continente em busca de dias melhores e foi exatamente isso que ocorreu na época, a imigração de milhares de italianos para o Brasil com o apoio do governo brasileiro. Apesar da coragem dos imigrantes em embarcar nessa aventura, existia por parte do governo brasileiro todo interesse em traze-los, isso devido a necessidade da substituição da mão-de-obra escrava, que já era uma necessidade de substituição da mão de obra escrava, assim que fosse assinada da Lei Áurea, pela Princesa Isabel, e isso aconteceun em maio de 1988, que marcou o fim da escravidão no Brasil.

Dentre os estados escolhidos para receber os imigrantes italianos, o Estado do Espírito Santo foi um deles, e consequentemente, dentre ás cidades escolhidas, Nova Venécia foi uma delas. É bom esclarecer que o município de Nova Venécia, se quer existia, pois as áreas demarcads do atual município de Nova Venécia, pertenciam ao município de São Mateus. O município de Nova Venécia, foi criado pela Lei Mnicipal Nº 329, em 28 de agosto de 1953 e foi ratificada pela Lei Estadual Nº 767 de 11 de dezembro de 1953, e publicado no Diário Oficial do Estado da Espírito Santo em 20 de dezembro de 1953.

 

 

download.jpeg


Importante criar  um intercâmbio

cultural e de negócios entre os dois 


países para fortalecer os laços


familiares entre as nações.


Criar um intercâmbio entre os

consulados Brasil/Itália para o


resgate da lingua italiana na


comunidade veneciana.

imig-1024x768.jpg

Os Imigrantes Italianos


foram trazidos para Nova Venécia


nos Vapores "Ádria e Birmânia".

Book a place >
download (13).jpeg
baixados (7).jpeg

 Narrativa Histórica

Sobre a Imigração Italiana em

Nova Venéia - ES


Rogério Frigério Piva

PROJETO PIP - NUC

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Imigração Italiana e o Núcleo Colonial de Nova Venécia: Uma saga de 124 anos (1888-2012)

Foto 01 - Detalhe da Obra - A Saída dos Imigrantes, de Angíolo Tomasi, pintura sobre tela 

1896, Acervo Galeria de Arte Moderna em Roma, Itália.

Foi em 1888 e não em 1890 que chegaram os primeiros italianos às terras do atual município de Nova Venécia. Esta pesquisa, ainda em andamento, já constatou que, entre 1888 e 1897, mais de 600 italianos (dentre homens e mulheres, adultos e crianças) chegaram a estas terras.

  

Por Rogério Frigerio Piva

 

O ano era 1887 e o governo da antiga Província do Espírito Santo, prevendo o fim da escravidão, tratou de dotar os vales dos rios Itapemirim e São Mateus de Comissões de Medição de Terras. Tais comissões foram responsáveis pela criação de núcleos coloniais, cuja função, era atrair imigrantes europeus para essas regiões, onde se poderia “seduzi-los” para trabalharem nas fazendas.


Devemos compreender que neste momento, o preconceito dos antigos senhores, aliado à sede de liberdade dos ex-escravos, foram os principais fatores que levaram a crise da mão-de-obra que sobreveio nas fazendas. Muitos fazendeiros não admitiam o fato de tratar como empregados assalariados aqueles que haviam sido sua propriedade, presos como estavam à antiga mentalidade escravista. Por outro lado, muitos escravos, ao se verem livres, abandonavam as fazendas que tantas lembranças ruins lhes traziam.


Havia ainda a intenção do Governo Imperial que visava “embranquecer” a população com a introdução de imigrantes europeus. Nesta época, a maioria dos habitantes de São Mateus era negra.

Em 1888 foi criado o Núcleo Colonial de Santa Leocádia, situado, aproximadamente, a 23 km a oeste da cidade de São Mateus, às margens do córrego Bamburral e seus afluentes. A direção deste ficou a cargo do engenheiro Gabriel Emílio da Costa.


Em outubro de 1888 o núcleo recebeu a sua primeira leva de imigrantes italianos. Vieram no navio a vapor Ádria. Este navio, ou bastimento, como diziam os velhos italianos, pertencia à companhia Navigazione Generale Italiana – NGI e tinha a capacidade de transportar aproximadamente 1.500 passageiros por viagem. Era um dos mais velozes, percorrendo o trajeto Gênova a Vitória entre vinte e vinte e um dias. Esses imigrantes, chegando a Vitória, fizeram “quarentena” em uma hospedaria improvisada no centro da cidade, aguardando o navio Mathilde, de bandeira nacional, que fazia linha regular entre o Rio de Janeiro e o Sul da Bahia passando pelo Espírito Santo. O embarque no Mathilde se deu a 1º de outubro e, de Vitória, seguiram para o porto de São Mateus, onde desembarcaram dois ou três dias depois, ou seja, há exatos 124 anos atrás.

baixados (8).jpeg

Foto 2- “Da esquerda para a direita, os vapores da NGI: Pó, Ádria e Sirio fundeados no porto de Gênova nos últimos idos do século XIX”. Imagem e texto disponíveis em http://www.novomilenio.inf.br/rossini/sirio.htm  

Para você continuar lendo esta importante matéria sobre a imigração Italiana

clique no LinK abaixo.

Você pode assistir o vídeo sobre a República Italiana, comemorada anualmente no dia 02 de junho, ao final do vídeo mostramos as famílias italianas que vieram para Nova Venécia, além de outros migrantes nordestinos.

República Italiana

A Festa della República Italiana, é o feriado nacional da Itália celebrado todo ano em 2 de junho. O dia comemora o Referndo Internacional realizado por Sufrágio Universal em 1946 no qual o povo Italiano foi chamado ás urnas para decidir a Forma de Governo do país, após a 2ª Guerra Mundial e a queda do Fascísmo. Com 12.717.923 votos para a República e 10.719.284 votos para a Monarquia,o resultado significou a Proclamação da República e o Exílio Forçado dos homens da Casa de Sabóia.
 

bottom of page